21.9.07

FESTIVAL DE CINEMA 2007

FESTIVAL DE CINEMA 2007

Por DJ Mentex




Cinéfilos da cidade inteira, uni-vos! Vai começar a maratona mais esperada pelos cariocas amantes da sétima arte: O Festival do Rio 2007. Aproximadamente 400 filmes, espalhados em 20 mostras e 30 salas, compõem uma edição grandiosa e caprichada com filmes premiados nos últimos festivais ao redor do mundo (Cannes, Veneza, Berlim), obras de diretores cultuados e considerados indiscutivelmente mestres na arte de filmar nos nossos dias, cinema nacional, muito bem representado, contemplando estreantes promissores e veteranos que só fizeram orgulho, mostras retrospectivas que agradaram os entusiastas mais dedicados e uma grande homenagem ao cinema Chinês.


Vamos tentar ressaltar os destaques do festival do ponto de vista de alguém que ama o cinema, enquanto diversão e enquanto arte.


Abertura


Com o slogan "O verdadeiro e ainda inédito" "Tropa de Elite", a abertura do festival rola para convidados na Quinta-feira em nossa sala mais chique: o Cine Odeon. "Tropa de Elite" é o filme do diretor José Padilha (de "Ônibus 174", famoso documentário) que envolveu problemas em sua produção, inclusive com roubo de uma cópia não finalizada. O roteiro deixa um gostinho de "quero-mais" na boca dos mais exigentes, mas se trata indiscutivelmente de um bom filme que conta uma história bem carioca. Escolha acertadíssima! Depois da sessão rola um jantar no Centro Cultural Ação da Cidadania, com traje black tie obrigatório e música a cargo do DJ Dodô. Finos!!!


Mostra Panorama


É a mostra mais esperada pelo grande público, está caprichadíssima. Destaques:


"4 meses, 3 semanas e 2 dias" - O filme romeno que fez parar o Festival de Cannes, inclusive levando a Palma de Ouro, num dos raros anos onde público e crítica concordaram no resultado tem sua primeira exibição no Rio. Trata de um tema difícil, um aborto ilegal durante a ditadura romena de 99, tem clima tenso, parece um grande filme e tem feito sucesso por onde passa.


"O escafandro e a borboleta" - elogiadíssimo filme francês sobre um editor de uma revista de moda que sofre um derrame cerebral que lhe permite movimentar apenas o olho esquerdo. Recusando seu destino ele cria formas de comunicação. Também foi premiado em Cannes, imperdível!


"Paranoid Park" - Ninguém filma a juventude (cada dia mais transviada) como Gus Van Sant ( de "Elefante", "Gênio Indomável" e o remake de "Psicose"), dessa vez ele fala em assassinato e as confusões de um adolescente ao tentar esconder o crime. Gus Van Sant costuma respeitar a inteligência do expectador, vale a pena conferir!


"SoS Saúde" - Novo documentário do polêmico Michael Moore (de "Tiros em Columbine" e "Farenheit 9/11"), onde este volta sua metralhadora crítica ao sistema de saúde norte-americano. Considerado por muitos tendencioso, Moore entende de filmar e editar e faz ótimos filmes. Só não pode se bitolar!!!! Assistam!


"I'm a cyborg, but thats ok" - Filme do cultuado diretor coreano Park Chan-Wook, cuja obra mais conhecida no Brasil é "Oldboy", mas que filmou outros 2 ótimos filmes que completam a trilogia que versava sobre "vingança". Agora tratando o tema da loucura, conta a história (de amor) de uma mulher que acredita ser um cyborg. O cinema coreano é estonteante!!! Chan-Wook arraza!


"I'm not there" - O diretor Todd Haynes, o mesmo do mega-(gay)cult "Velvet Godmine" conta a vida de Bob Dylan, interpretado no filme por 6 atores diferentes, como Cate Blanchet, Heath Ledger e Richard Gere. Precisa dizer algo mais?


"Planeta Terror" & "A prova de morte" - Originalmente criado para serem exibidos juntos numa sessão dupla com fake-traillers (divertidíssimos!!!) entre eles, numa homenagem aos cinemas americanos que exibiam filmes de Terror de orçamento baixíssimo, batizados inclusive com o nome do projeto "Grindhouse". Os filmes respectivamente dos diretores (e amigos) Robert Rodriguez (de "Sin City") e Quentin Tarantino ("Pulp Fiction" e "Kill Bill") chegam ao festival em versões extendidas e com exibição separada, tal qual foram lançados na Europa após o (inexplicável) fracasso nas bilheterias americanas. Uma lástima por um lado, já que a experiência de ver os dois filmes de terror, com roteiros deliciosamente canalhas e imagem tratada para que parecesse realmente filmes B da década de 70 é fantástica! A versão extendida de "A Prova de Morte" é incrível, O magnífico diretor Quentin Tarantino em sua melhor forma. Vou correr para assistir "Planeta Terror", que me divertiu mais do que o filme de Quentin, quando assisti o "Grindhouse"


"Império dos Sonhos" - Último trabalho do magnífico David Lynch, autor da série "Twin Peaks" e das obras-primas “Estrada Perdida” e "Cidade dos Sonhos", e com um estilo único de filmar cultuadíssimo, esse grande filme vai agradar muito os fãs do diretor. Ao contar a história de uma atriz que passa a confundir sua vida real com a de sua personagem, Lynch nos mete num labirinto de imagens perturbadoras e fascinantes. Ficamos tão confusos e vulneráveis quanto seus pobres e angustiados personagens. Belíssimo! Se você curte a obra de Lynch vai pirar!


"Fay Grim" - Filme de espionagem inteligente e ágil que deve agradar a todos os públicos! Trata-se em verdade de continuação (após 9 anos) do cult "As confissões de Henry Fool". O diretor (Hal Hartley) é considerado o grande ícone do cinema independente americano e o filme é ótimo!


"O assassinato de Jessé James pelo covarde Robert Redford" - Filme que deu a Brad Pitt o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza no papel de um dos mais famosos fora-da-lei do velho oeste americano. Uma deliciosa releitura dos westerns, elogiadíssimo!!!


"Lust, Caution" - Venceu o Festival de Veneza, o último grande festival acontecido ao redor do mundo, e é do diretor Ang Lee, o mesmo de "O Tigre e o Dragão" e o "Segredo de Brokeback Mountain" (excelente película que lhe deu o Oscar de melhor diretor). Fala sobre a relação de amor e morte entre uma estudante chinesa e um colaborador japonês.


"Mundo Livre" - O cineasta que filma (muito bem) a classe operária européia está de volta, o último filme de Ken Loach, premiado com a palma de ouro em Cannes o ano passado


"Hairspray" - Comédia sobre uma garota acima do peso e seu sonho de se transformar em atração televisiva. Com astros como John Travolta (impressionante numa maquiagem que o transformou numa senhora obesa) e visual atraente, a comédia deve agradar a todos os públicos também.


"Um verão para toda a vida" - Primeiro filme 'adulto' de Daniel "Harry-Potter" Radcliffe, onde, parece, encarna até uma cena de sexo.


"O Expresso Darjeeling" – Última obra do diretor Wes Anderson, autor do divertido "Os Excêntricos Tenenbaums".


"Antes que o diabo saiba que você está morto" - Suspense do diretor Sidney Lumett, com anos de carreira, e obras marcantes como "Assassinato no Expresso Oriente" (um clássico do cinema de suspense) e a versão cinematográfica de Eqqus, a mesma história onde no teatro o mesmo Daniel Radcliffe de "Um verão para toda vida" polemizou com cenas de nudez. Parece um filmaço!!!


* * * * *



Mostra Expectativa

Mostra de filmes com linguagem inovadora e diretores com futuro. Destaque para "Califórnia Dreamin" filme do diretor Cristian Namesco (romeno morto aos 27 anos no meio da produção do filme) e que ganhou a mostra "Um certo olhar" em Cannes e "A última hora", documentário sobre o aquecimento global roteirizado, produzido e narrado por Leonardo DiCaprio.


Premiére Latina

Traz "Déficit", filme que marca a estréia do ator Gael Garcia Bernal na direção de Filmes, e dois estrangeiros premiados no último Festival de Gramado que parecem interessantíssimos, o argentino "Nascido e Criado", que retrata a solidão de um homem num cenário árido na Patagônia, e "O Banheiro do Papa", sobre um homem que tenta ganhar dinheiro construindo um banheiro para fiéis durante a visita do Papa.


Filme Doc

A mostra de documentários homenageia grandes figuras do cinema, exibindo obras de não-ficção sobre a vida de Marlon Brando, John Waters (famoso diretor de cinema trash, diretor do filme "Pink Flamingos" considerado por alguns o filme mais escatológico já rodado) e Kielowsky (Incrível diretor polonês famoso pela trilogia das cores: "A liberdade é azul", "A igualdade é branca" e "A fraternidade é vermelha"), entre outros


Premiére Brasil

O cinema nacional está muitíssimo bem representado no Festival de Rio 2007, trazendo os filmes "Mutum" e "A Via Láctea" ambos inéditos e elogiadíssimos pela crítica e pelo público ao serem exibidos no Festival de Cannes (imperdíveis para quem curte cine-brazuca!) na competição de longa de ficção. "PQD", documentário sobre jovens cariocas servindo ao exército, na zona oeste do Rio, que mostra uma realidade que não estamos acostumados a ver ser abordada participa da mostra de longa-documentário. "Nome Próprio" , filme de Murilo Salles (de "Como Nascem os Anjos") promete tanto quanto "Jogo de Cena" do excelente documentarista brasileiro Eduardo Coutinho.


Cem anos de John Wayne

Para os amantes da história do cinema e da evolução da linguagem cinematográfica, uma retrospectiva dos filmes do grande cowboy americano John Wayne, onde poderemos ver na telona pérolas dos diretores John Ford e Howard Hawks, inclusive "O homem que matou o facínora", considerado o melhor filme de faroeste jamais feito. Finíssimo. Os cinéfilos agradacem!!!


Tesouros da Cinemateca

Também agradando aos cinéfilos mais entusiasmados, a mostra traz os últimos filmes dos legendários e cultuados diretores Glauber Rocha e F.W.Murnau.


Midnight

Os filmes bizarros exibidos à meia noite criaram uma legião de fãs dentro do público do próprio festival, Em "As bonecas safadas de Dasepo", um colégio onde todas as liberdades sexuais são aceitas, "The notourious Bettie Page" conta a história da pin-up americana famosa nos anos 50 por suas fotos ousadas. Já em "Shortbus", do diretor do cult "Hedwig - Rock, Amor e Traição" o assunto tratado é o sexo, com cenas picantes, muita nudez e histórias interessantíssimas.


Mundo Gay

Diferentes e ricas formas de encarar a homossexualidade compõem a Mostra Mundo Gay. Em "Jyhad do Amor", as relações tensas e complexas entre os gays e o Islã, "XXY" narra a interessante história de uma menina hermafrodita, O argentino "La Leon" conta, com uma bela fotografia preto-e-branco, uma história sobre preconceito. As meninas têm 4 títulos dedicado a elas, com destaque para o francês "Ninféias", sobre a descoberta do amor na adolescência


Outras Mostras

Fronteiras, Stanley Nelson, Dox, Doc Latino, Agnes B & Pocket Films



.

14.9.07

PANORAMA GERAL DO FERIADO - 7 DE SETEMBRO

PANORAMA GERAL DO FERIADO - 7 DE SETEMBRO
: por Andre Garça
: (blogging in test)



O feriado passou e com ele o circuitão de festas gays...

A cidade esteve mais uma vez cheia, mas, apesar da programação lembrar o verão, ainda estamos no inverno - portando, cheia suficiente para um feriado de setembro! O bom tempo, característico dessa época, fez a praia bombar com muitos corpos lindos espalhados pela areia e pelos bares da Farme...

Num saldo geral, acho que a cena e festas estiveram bem distribuídas.... Teve público para todos; alguns com maior ou menor margem... Mas o que estava em evidência, aconteceu...

A semana seguiu assim:


>> QUINTA

Foi o dia mais morno. Com a programação indo pra rua em cima da hora, a atenção se dividiu e os grupos foram parar em vários pontos...

A The Week teve uma noite agradável, como de costume, com Morais e Pacheco no som. O club não estava cheio, nem vazio...

O Cine Ideal abriu e funcionou numa boa. Com preços baratos, atraiu uma boa galera, lotando o club. O DJ Erich Ensatigue (México) fez um set bem animado, rendendo bons elogios.

Correndo por fora, no 00 rolava a KZA, com João Paulo no line up. Lotada!


>> SEXTA

A badalação começou cedo na sexta, com a Pool Party. A produtora Rosane Amaral fez algums modificações no Clube Internacional de Regatas, que deixou a festa melhor: mudou a cabine de lugar, retirou grades que atrapalhavam, botou alguns brinquedos e continua investindo nos banheiros. A festa não lotou e o público chegou muito tarde. Uma passeata (ou algo parecido) de evangélicos causou um grande engarrafamento e tumulto em toda Zona Sul... péssimo!


Ali ao lado, no Vivo Rio, a tensão também era grande; afinal, como as pessoas chegariam até a festa?! Mas chegaram. A E.njoy teve sua edição mais cheia até aqui, comemorando 3 anos em grande estilo. Rafael Calvente está cada vez mais em sintonia com a pista. Tony Moran tocou bem, fez um set corretíssimo, sem dar espaço para hits batidos... Ficou na vibe, sentindo a pista e mantendo a cadência o tempo todo. Pacheco entrou às 6h e fez o set mais pra cima e bombado da E.njoy! As projeções da VJ Astronauta Mecanico fizeram sucesso. Faltou lugar pra sentar e o público pede a pista um pouco mais escura. A pista 2, meio escondida, não bombou.



>> SÁBADO

A noite de sábado era o dia em que todos estavam loucos para saber o que aconteceria. The Week ou X-Demente!? Label ou club?!

A X-Demente não apresentou novidades no layout, decoração, e nem sofreu com falta de público. A festa estava igual a anterior na Marina, com projeções, tuboleds... Apresentou pouca coisa diferente em decoração. A noite começou dramática para quem estava na lista VIP. Só escutei reclamações quando cheguei por volta das 3h. Mas os elogios também chegavam: todos para Ana Paula, que abriu a noite com um set chique, fino e, nem por isso, menos bombado! O DJ Chris Cox fez o que se esperava dele: boa música, set animado, hits com novas roupagens... Ou seja: animação total! O melhor elogio veio de um amigo: "Esse aí levanta até defunto!". A festa passou no teste da concorrência... o público gosta, o público apóia. Mas fica claro que o público quer mais da X-Demente, que, por ser a festa mais antiga em atividade, tem a obrigação de respeitar quem a respeita. Mais banheiro, mais serviços, mais surpresas!


A The Week foi o caminho de muita gente a partir das 5h30 da manhã... Chegando lá, ninguém da produção na porta, listas encerradas, mas, com algum conhecimento, dava pra dar um jeitinho... O club estava movimentado, mas não estava lotado. A área VIP ficou vazia a noite toda. Os muitos conhecidos que passaram a noite lá, disseram que por volta das 2h estava bem cheia a casa, mas com um público meio esquisito. Isaac Escalante já havia começado seu set quando cheguei. Estava arrasando! O mexicando tem a vibe... Minha expectativa era que o club fosse lotar a partir dali, com o pessoal vinda da Demente... Deu uma enchida, mas nem se compara com um sábado normal. A manhã seguiu animada com set Renato Cecin. Tocou até às 9h, e Robix voltou ao som, encerrando a TWR pouco antes das 11h.

Resultado:
O clube já conquistou os cariocas, mas, abre todos os sábados, às vezes, mais de uma vez no mesmo final de semana, como foi agora. Com isso, ainda resta espaço para as labels - patrimônio carioca - correrem atrás, oferecer o que o público quer, e não perderem a majestade...



>> DOMINGO

A praia reinou...

11.9.07

no show peter

NO SHOW @ FLORIPA


O DJ Peter Rauhofer (NYC) estava bookado para tocar dia 7 de setembro em Floripa, em mega festa organizada pelo club Concorde. O DJ não embarcou, o agente deu sua versão, o bafo se espalhou, a festa rolou normalmente, e a produção soltou uma nota de esclarecimento.

Peter Rauhofer dentro desse meio é uma estrela maior, de talento e profissionalismo reconhecidos em todo o globo. Vez outra dá uns a estrelismos desnecessários. Mas o que é o show biz sem uns bafos de vez em quando?!

Veja abaixo a tradução do email que o agente, Angelo Russo, mandou para Lindinalva - a empregadinha de sucesso - personagem caricato que mantém um blog. Logo abaixo, fique com a nota de defesa da produção.


* * * * * * * * * *





Querida Lindinalva,

O promoter concordou, com assinatura de contrato, que ele pagaria um bilhete apenas na classe executiva para o DJ Peter Rauhofer. Conforme o contrato padrão do Peter, o padrão são dois tickets. Um para o Peter e outro para o seu assistente, mas o Peter viajaria sozinho a Florianapolis, assim, o promoter economizou dinheiro, já que precisou pagar apenas uma passagem. Quando o Peter chegou no aeroporto de Nova York, a companhia disse a ele que o bilhete era referente a classe econômica.

Nós ligamos para o promoter a fim de trocar o ticket, e ele concordou, mas já era tarde para viajar na quinta-feira. No dia seguinte, Peter voltou ao aeroporto DE NOVO às 7 da manhã e descobriu que não mudaram o bilhete! E já era sexta-feira, e aquele era o último voô com horário de chegada no tempo certo para o Peter tocar no evento. O promoter disse que Peter poderia pagar a diferença para a classe executiva (!) no aeroporto e prometeram reembolsa-lo no Brasil. Desde então, este foi o primeiro (e o último) trabalho com este promoter, nós não confiamos que o Peter receberia o dinheiro quando ele chegasse.

Se o promoter claramente quebra o contrato não sendo capaz de fazer algo simples como bookar uma passagem aérea, eu me nego a mandá-lo sozinho para um país estrangeiro e ainda lidar com pessoas que talvez não paguem ele quando chegar.

Peter é extremamente ocupado com seus trabalhos como remixer, produtor, dono de um selo e DJ; E 10 horas de voô na classe ecônomica não permitiriam ele a descansar apropriadamente para dar o seu melhor em sua performance aos seus fãs.

Nós gostaríamos de nos desculpar a todos os fãs que foram desapontados e esperamos trabalhar com outro promoter que seja apto a levar o Peter a Florianópolis no futuro.
Atenciosamente,

Angelo Russo



* * * * * * * * * *




NOTA DE ESCLARECIMENTO


A produção do evento vem através desta nota, esclarecer junto ao público, promoters de outras casas noturnas e a imprensa em geral os acontecimentos que culminaram com a ausência do Dj Peter Rauhofer, principal atração da festa da Concorde que aconteceu no Floripa Music Hall no dia 07 de setembro.

1. Todas as exigências contratuais foram cumpridas sem exceção pela Concorde tanto no que diz respeito a valores como a prazos.
2. A passagem foi emitida após escolha pessoal do próprio Dj, dentre as várias opções disponíveis, tendo ele optado pelo vôo da Tam de N.Y. para Floripa com conexão em SP no dia 05/09, ou seja, na quarta feira que antecedia o evento.
3. Justamente no horário em que o Sr Peter deveria estar embarcando fomos surpreendidos por uma ligação do empresário solicitando remarcação da passagem para o dia seguinte. Não ficou claro nesta ligação, apesar de sido insistentemente questionado sobre isso, o motivo pela solicitação da remarcação. Até hoje desconhecemos se o Sr Peter sequer se dirigiu ao aeroporto.
4. Conforme solicitado, a passagem foi remarcada para o dia seguinte com os custos de remarcação pagos pela Produção.
5. Na quinta-feira o Sr Peter foi impedido de embarcar por motivos que ainda não foram devidamente esclarecidos. Segundo um atendente da própria companhia é provável que o mesmo não tenha cumprido o horário para se apresentar no guichê perdendo, portanto, o direito a viajar na classe executiva já que a mesma se encontrava, aquela altura, sem lugares disponíveis.
6. Novamente recebemos um telefonema do empresário solicitando a remarcação da passagem o que a esta altura, visto que tanto a loja da Tam como as agências de viagens se encontravam fechadas, se tornara missão impossível. Imediatamente fizemos uma reserva para o único vôo disponível que seria justamente o vôo diurno da Tam com saída de N.Y. às 9:23 na manhã de sexta feira dia 07 de setembro, dia do evento. Também foi solicitado ao Sr Peter e ao seu empresário, já que não havia nenhuma possibilidade de remarcação visto que a mesma envolveria um pagamento que não poderia ser realizado aqui no Brasil em função de ser justamente feriado nacional. Vale lembrar que após a emissão de uma passagem a mesma só pode ser efetivamente remarcada mediante pagamento da taxa exigida pela companhia aérea, o que somente poderia ser feito pelo Sr Peter diretamente no balcão do aeroporto ou através de uma agência de viagens. Importante lembrar mais uma vez que era feriado nacional o que impossibilitou a remarcação por aqui como havia sido feito na primeira solicitação.
7. Na sexta feira, justamente no horário do embarque e após várias ligações não atendidas nem pelo Sr. Peter nem pelo seu empresário, finalmente recebemos um telefonema do DJ, bastante alterado por sinal, onde ele literalmente xingava o País, a companhia aérea envolvida e finalmente a produção alegando falta de organização de todos. Apesar da surpresa, foi solicitado ao empresário que pedisse ao Dj que permacesse no aeroporto já que tudo seria feito para que o mesmo embarcasse em qualquer vôo disponível. A partir daí dezenas de ligações foram feitas na tentativa de solucionar de alguma forma vinda do Sr. Peter porem nenhuma foi atendida.
8. A produção suspendeu imediatamente todas as vendas antecipadas do evento.
9. Todas as pessoas que se dirigiram ao evento foram informadas da ausência do Dj e que poderiam ter o valor do seu ingresso imediatamente devolvido.
10. Tanto a produção do evento quanto as casas envolvidas jamais deixaram de cumprir qualquer exigência contratual tanto neste evento em particular quanto em qualquer outro.


* * * * * * * * * *



>>>>> UPDATE

Alguns dias depois a produção explica realmente o que aconteceu.
Leia abaixo:




NOTA DE ESCLARECIMENTO II


Após a constatação do que vem sendo afirmado pelos mais diversos veículos de comunicação, a produção do evento e o Sr. Angelo Russo, empresário do DJ Peter Rauhofer, optaram por esclarecer definitivamente alguns fatos:

Realmente houve um erro na remarcação da passagem de quarta para quinta feira o que finalmente foi assumido pelo agente de viagens responsável pela emissão da mesma.
Diante desta constatação, ficou claro para ambas as partes que tudo não passou de um grande mal entendido agravado pelo feriado nacional.

Esclarecemos que em momento algum houve qualquer coisa que sequer insinuasse um ato de má fé ou de falta respeito de ambas as partes. Que o fato ocorrido não prejudicará futuras relações tendo em vista que permanece o interesse de ambas as partes em apresentar o DJ Peter Rauhofer em Floripa.

Sinceramente esperamos, com isso, encerrar uma série de especulações que infelizmente aconteceram por conta de pessoas que não estão diretamente relacionados nem com a produção do evento nem com o Sr. Angelo Russo.


* * * * * * * * * *



Bafo!