12.10.06

ENTREVISTA - 808SEX

808SEX
: entrevista
: por Dado Marietti






DM: Se vocês tivessem que definir a banda por um poema de Bukowski, qual seria?

808Sex: Seria o "Some Of My Readers" (Algumas das Minhas Leitoras), que inspirou a letra da nossa música "Missed Them".


DM: Como a banda começou de fato? E quem é responsável pelo o que exatamente?

808Sex: Chernobyl e Samantha estavam ouvindo Miss Kittin no carro após várias doses de saquê, Samantha X queria saber o q era 808, e explicamos que era o modelo da bateria eletrônica mais old school do electro. Fomos ao Beco, casa underground de electro-rock de Porto Alegre, e dançamos muito. Como o Chernobyl já vinha fazendo um trabalho de electro, resolvemos juntar as forças a vontade de cantar de uma menina jornalista e o peso da guitarra do Nando. Inventamos a 808Sex. Portando, Nando é o guitarrista, Samantha X no vocal e Chernobyl na produção eletrônica e DJ. Ah, e todos compõem.


DM: Esse é o primeiro show de vocês no sudeste, e numa boate clássica da noite eletrônica carioca, o Dama de Ferro. Vocês acham que esse pode ser o início de um sucesso no eixo Rio - São Paulo?

808Sex: Estamos loucos pra fazer esse show no Dama, e isso já é um namoro antigo com o Moreira, produtor da Electroboogie. Finalmente acertamos as datas e, com certeza, a partir desta sexta-feira 13 queremos começar um trabalho no eixo Rio - São Paulo. Já temos shows agendados em SP e Florianópolis também, fora Porto Alegre e na Oktoberfest (surreal!).


DM: De artistas de música eletrônica, quais são referências para vocês?

808Sex: Tem muita gente contemporânea fazendo coisas boas, mas preferimos nos inspirar em gente mais antiga para, a partir daí, criar algo novo. Kraftwerk, Alien Sex Fiend, Devo, Afrika Bambaataa e Ministry Of Sound nos dão a base que mixamos com Hole, Cindy Lauper, Le Tigre, Peaches e por aí vai.


DM: Chernobyl, você está produzindo o novo CD da Deise Tigrona. Podemos esperar um encontro do funk carioca com o electro?

808Sex: Serão vários produtores, até onde eu sei. Mas onde estou botando a mão, estou dando um caráter mais electro com miami bass, menos tamborzão. A faixa "Nove Dedos", produzida por mim, já está entrando numa compilação japonesa de funk, pelo selo KSR, que lançará Turbo Trio também.


DM: A estética do vídeo "#26" de vocês é simples, bonita e vendável. Existe uma preocupação em não se limitar apenas ao underground?

808Sex: A nossa preocupação está em fazer boa música pesada e dançante, e fugir de qualquer padrão de rádio do Brasil. O clipe ficou bonito e vendável por bom gosto de todo pessoal que trabalhou, mas nosso próximo poderá ser uma "trasheira-sangrenta". Quem sabe? O underground já adquiriu outras maneiras de se expor, como a internet, que é totalmente responsável pela nossa divulgação.


DM: Como andam as gravações do vídeo de "Let Me Go"? Qual o conceito do vídeo? Quem vai dirigir?

808Sex: "Let Me Go" ainda está na fase do roteiro, será dirigido por Marcello Lima também. Nesse clique queremos mostrar o clima 808Sex show, em um ambiente mais industrial, dark, obscuro, sujo e pesado.


DM: "808 é referência à clássica bateria eletrônica TR 808 utilizada na década de 80, e SEX fica por conta da sensualidade irrevogável aplicada nas composições." As letras de vocês falam, além de sexo, sobre o quê?

808Sex: Além de sexo, falamos de mau-comportamento, maus-hábitos e vícios que consideramos características de todos os seres humanos. Fraquezas, desejos proibidos, amores doentios...

Trecho de "Expecting Your Love":
"Memories out of my mind
I don?t remember what I did last night
Totally out of control
Devil blows my destiny
It?s something I know"



DM: O espaço no Brasil para bandas de música eletrônica é bem reduzido, tanto que o Bonde do Rolê (que foi produzido pelo Chernobyl), Digitaria e o Cansei de Ser Sexy, que está lotando os clubes pela Europa, estão focando o mercado internacional. O que vocês pensam em fazer, ficar no Brasil ou ir buscar espaço no mundo eletrônico europeu/americano?

808Sex: Na verdade queremos ser reconhecidos aqui e fora, mas sabemos que no país do techno-brega a coisa é limitada, porém aumenta cada vez mais. Então sempre estamos enviando material para fora do país porque achamos que 808Sex tem uma linguagem mundial e muita gente pela internet fica surpresa quando descobre que somos do Brasil.

Nenhum comentário: